A cirurgia refrativa nos tempos atuais

Livre-se de óculos e lentes de contato

Por: Dr. Daniel Alves Montenegro

Recebe o nome de cirurgia refrativa todos os procedimentos cirúrgicos que tem por finalidade promover uma maior independência quanto ao uso de auxílios ópticos (óculos, lentes de contato, etc).

Estas cirurgias podem ser realizadas, a depender das características do paciente (idade, hábitos de vida, etc) e anatômicas do olho, no plano da córnea, que são as que mais frequentemente são realizadas. Neste rol de cirurgias, destacamos as que são realizadas com excimer laser para a correção da miopia, hipermetropia, astigmatismo e por vezes, presbiopia e a técnica SMILE, onde o laser de femtosegundo cria uma lentícula na parte interna na córnea com a finalidade de corrigir a miopia existente. Podem ser realizadas também através do implante de lentes que são inseridas no segmento anterior do globo ocular ou, quando o candidato é portador de algum grau de opacidade no cristalino, através da realização da cirurgia de catarata, quando lentes intra-oculares, com os mais variados graus de tecnologia agregada, podem ser implantadas com a finalidade de promover a liberdade visual desejada. Importante ressaltar que, em alguns casos, a associação de mais de uma destas técnicas pode ser necessária para a obtenção do objetivo.

O primeiro passo a ser dado para um possível candidato à uma destas cirurgias é a avaliação, o mais criteriosa possível, por parte de um médico oftalmologista, para que se investigue a presença de possíveis fatores de risco que possam vir a contraindicar ou fornecer um resultado indesejado no procedimento cirúrgico.

Na sequência, exames complementares direcionados à cirurgia proposta são realizados com a mesma finalidade.

Uma vez que todos os parâmetros estejam compatíveis com o procedimento a ser realizado, resta agendar a data da cirurgia e torcer que tudo saia de acordo com o proposto, para que se possa enxergar o mundo de uma forma diferente, mais clara e nítida, sem auxílio ópticos!

 

Dr. Daniel Alves Montenegro (CRM-PB: 5232)
– Especialização em Oftalmologia no HUOL, Natal-RN;
– Título de especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
– Sub-especialização em córnea e catarata pela Pronto Clínica de Olhos, Natal-RN;
– Vice-Presidente da Sociedade Paraibana de Oftalmologia;
– Presidente do Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia 2017.