Como prevenir problemas na coluna
A lombalgia pode estar relacionada a doenças, como escoliose, e aparecer em qualquer idade
Por: Dr. Luiz Portela e Dr. Jocemir Paulino
Os problemas da coluna vertebral estão entre as causas mais frequentes de consulta médica e afastamento do trabalho, sendo a lombalgia, ou “dor nas costas”, a queixa mais comum.
Várias são as causas de lombalgia, podendo ser apenas uma dor muscular, um desvio na coluna (chamado de escoliose), uma alteração das articulações da coluna, ou até mesmo uma hérnia de disco. E especialmente a escoliose e a hérnia de disco são as alterações da coluna vertebral que mais comumente causam dúvidas à população.
Escoliose é uma patologia caracterizada por desvio do eixo da coluna para um dos lados. Pode apresentar-se com um ombro mais alto que o outro, com inclinação da bacia e, mais raramente, com queixa de dor nas costas. A escoliose pode ser congênita, quando é decorrente de má formação congênita de algum segmento vertebral; neuromuscular, quando ocorre devido a doenças, como a paralisia cerebral e mielomeningocele; degenerativa, aquela causada por alterações degenerativas da coluna, mais comumente em idosos; ou idiopática, que não tem causa externa definida, acomete adolescentes e pode progredir com o crescimento do paciente.
Hérnia de disco é uma alteração do disco localizado entre as vértebras (disco intervertebral), havendo seu deslocamento em direção à medula ou a raiz nervosa que tem origem na coluna, causando dores de caráter neuropático, irradiadas para os membros superiores ou membros inferiores.
Muitos desses problemas têm causa genética, sem um fator bem definido; para preveni-los, o mais importante é manter uma atividade física, alongando e fortalecendo os músculos que dão suporte a coluna vertebral, promovendo sua estabilização.
Devemos evitar também atividades com impacto repetido, sobrepeso corporal e má postura durante atividades diárias, tanto em casa, quanto no trabalho. Em caso de persistência dos sintomas, um médico habilitado para o tratamento da coluna deve ser procurado, com o objetivo de identificar causas específicas e iniciar tratamento adequado para cada um desses problemas.
Dr. Luiz Portela / CRM-PB 6867
– Ortopedista e Traumatologista especializado em cirurgia da coluna vertebral.
– Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
– Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
– Professor de Ortopedia do curso de medicina do UNIPÊ.
Dr. Jocemir Paulino / CRM-PB 6979
– Médico Ortopedista e Traumatologista
– Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT);
– Cirurgião da Coluna Vertebral;
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).